Sopa de Caril, Batata Doce e Kale

É sempre difícil voltar a publicar algo depois de um silêncio tão longo … Enquanto escrevo, sinto a estranheza de alguém que não reconhece sua voz. Como é que costumava escrever? O que é que, desse lado, vocês gostavam de ler?

Bem, uma coisa é certa, eu sei que tu vens ao Please Consider pelas receitas, e foi por isso que decidi regressar com esta tigela deliciosa de caril em forma de sopa que aquece o mais frio dos corações, perfeita para o final do inverno e incrível para aumentar a tua imunidade, o que sempre é algo bom, principalmente quanto vivemos momentos inseguros como estes, com este vírus a espalhar-se rapidamente.

Para aqueles que não me conhecem, geralmente tenho desejos por ingredientes, receitas ou sabores muito específicos. É comum eu ansiar por brócolos, rúcula, ou particularmente panzanella, gelado ou sopa de tomate, por exemplo.
Há um par de meses – sim, foi quando eu criei esta receita, há aproximadamente 2 meses atrás! Mas ainda está na época, então Yey! – Eu estava com vontade de coisas cor-de-laranja e doces. Depois de comer aproximadamente o meu peso em laranjas e tangerinas, decidi fazer algo mais quente para me confortar durante aqueles dias frios e sombrios de Inverno.

Adoro a combinação de batata doce, abóbora e cenoura, e acho que vão lindamente com leite de côco e especiarias num molho intenso de caril – ou sopa, porque melhor que molho, só muuuito molho 🙂 Se adoras molhos, transforma-os numa sopa!
A adição de kale dá a textura perfeita a esta receita, e os germinados, ou rebentos, proporcionam um pouco de frescura, juntamente com incríveis benefícios para a nossa saúde e enzimas digestivas.

Vamos cozinhar?

 

 

delicious aromatic spices to toast for a curry sauce

 

Sopa de Caril, Batata Doce e Kale
4 pessoas

 

Ingredientes:
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de curcuma fresca ralada (podes substituir pelo pó)
1 colher de sopa de cominhos em pó
1 colher de sopa de gengibre em pó
1 colher de sopa de sementes de coentros
1 pitada de cravinho em pó
200 gr / 2 cenouras médias, cortadas em cubos
300 gr / 1 de batata doce (eu escolhi a variedade cor-de-laranja), em cubos
300 gr / 1 abóbora pequena, em cubos
400 ml de leite de côco
100-200 ml de água
1 colher de chá de sal marinho
1 molho de kale toscana, picada
2 colheres de sopa de germinados de alfafa, ou outros de que gostes
Pimenta preta moída na hora, a gosto

Método:
1. Aquece uma panela em lume médio, quando estiver quente, adiciona o azeite e as especiarias para que fritem delicadamente e libertem os seus aromas.
2. Enquanto isso, prepara os vegetais e junta-os à panela. Mexe ocasionalmente e deixa os ingredientes ganharem cor, cerca de 10 minutos.
3. Coloca o leite de côco e um pouco de água a teu gosto, apenas para cobrir os legumes e permitir que cozam com mais facilidade. Tempera com sal e pimenta, cobre com uma tampa e deixa ferver por 15-20 minutos ou até poderes perfurar a cenoura com um garfo.
4. Mesmo no final, é a vez de juntar a kale, envolve-a no caril e deixa cozinhar por cerca de 2 minutos, apenas para que murche.
5. Serve imediatamente, ainda quente, e decora com alguns germinados frescos.

com amor,
Joana

Pin It on Pinterest