Sopa Vitaminada de Brócolos e Limão

Uma das coisas que associo ao Inverno é um prato de sopa bem cremosa, quentinha e reconfortante.

Para além de ser rica nutricionalmente, com alguns acompanhamentos extra como uma torrada, uns cubinhos de tofu ou grão crocante por cima, a sopa pode ser uma boa refeição, principalmente como opção de jantar assim mesmo aconchegante, leve e saciante.

Há já muitos anos que adoro a mistura de brócolos com limão e era mesmo só uma questão de tempo até fazer esta sopa. Bem leve mas cheia de sabor tem-me aquecido durante toda a semana 🙂

A receita é mesmo mesmo simples de preparar e recomendo que tritures esta sopa num blender pois é assim que se atinge o resultado mais cremoso de todos, na minha opinião.
Outro truque é adicionar o azeite só no fina,l mesmo antes de triturar, pois esta gordura ajuda a criar uma emulsão bem estável e suave.

Atenção para não deixar os legumes cozerem demasiado. Assim preserva-se não só a maravilhosa cor verde mas também muitas das vitaminas, minerais e restantes micro nutrientes.
A natureza é mesmo perfeita e diz-nos o ponto perfeito de cozedura: quando fica com aquele verde bem vivo e muito apetecível! Afinal, a quem é que apetece um prato de vegetais esverdeados escuros, demasiado cozidos?!
Uns minutos são o suficiente para cozer estes legumes, principalmente estes verdes cheios de clorofila.

Vamos à receita?

 

sopa de brocolos e limao 1 | please consider | joana limao

sopa de brocolos e limao 1 | please consider | joana limao

 

Sopa Vitaminada de Brócolos e Limão

aprox. 4-5 taças de sopa

 

Ingredientes:
1 pedaço de couve branca (aprox. 200gr)
2 brócolos médios (aprox. 600gr, talos, folhas, tudo)
1 c.chá sal marinho
Pimenta preta do moinho, a gosto
500 ml água ou caldo
150 gr espinafres
Raspa e sumo de 1 limão
1 c.sopa azeite de boa qualidade

Método:
1. Corta a couve e os brócolos em cubos grosseiros e leva ao lume, num tacho médio-grande, com o sal, a pimenta e o caldo ou água.
2. Deixa cozer, assim que ferva, em lume médio por 7-10 minutos, até os legumes estarem suavemente cozidos mas ainda preservem o seu verde.
3. Adiciona os espinafres, envolve e tapa, para que coza mais 1 minuto. Desliga o lume.
4. Passa tudo para um blender, adiciona a raspa e sumo de limão e o azeite. Tritura muito bem, prova e ajusta temperos caso seja necessário.
5. Fica pronta a servir a sopa! Guarda num tupperware de feche bem e coloca no frigorífico, apenas depois de arrefecer, durante 4-5 dias.

 

Com amor,
Joana

sopa de brocolos e limao 1 | please consider | joana limao

Pin It on Pinterest