,

Domingos de Self-Care

Eu já não sei como entrei em contacto com o conceito de Self-care Sunday, mas senti-me logo super sintonizada com a ideia. Todos precisamos de dar tempo a nós mesmos nas nossas rotinas mega ocupadas, certo?
Com esta ideia em mente, eu rapidamente comecei a guardar um bocadinhoo dos meus Domingos para me mimar e me amar por dentro e por fora.

DOMINGOS DE SELF-CARE

PORQUÊ?

Tu precisas de estar no teu melhor para poderes dar o teu melhor aos outros e ao Mundo.

Já te sentiste completamente esgotado depois de um fim de semana cheio de coisas? Visitas à família, jantares com amigos, dormir tarde, comer mal – mas é fim-de-semana certo, é suposto eu divertir-me e aproveitar ao máximo estes dois dias , certo? – certo. Mas isso também significa respeitares o teu corpo e cuidares bem dele.

Praticar rotinas de auto-cuidado de forma consistente tem efeitos rápidos e a curto prazo: vais sentir-te mais relaxado, positivo e produtivo; mas também prova ter consequências a longo prazo (desce até ao final deste artigo para um TEDx Talk muito interessante que quero compartilhar contigo).
O que fazemos e comemos pode afectar a nossa expressão genética (epigenética) e pode até ter uma influência sobre os nossos filhos e netos. Ser consistente com a nossa prática também nos ensinará resiliência e dar-nos-á autoconfiança.

QUANDO?

Eu acredito que o self-care deve ser uma prática diária. Mesmo quando fico apenas 5 minutos em silêncio durante o dia, estou a praticar self-care. Quando escolho uma refeição caseira e rica em plantas aos invés duma opção de fast food pobre em nutrientes, estou a cuidar de mim mesma.
Dito isto, tenta aproveitar ao máximo o teu Domingo – ou o teu dia de folga – com algumas práticas sagradas de self-care e vais ver que terminarás o fim-de-semana em grande, mais feliz e mais orgulhosa de ti.
“A Sunday well spent, brings a week of content”.

Eu gosto de “desligar” por volta das 18 horas, desligar as luzes fortes + meu telefone, acender algumas velas, dispôr algumas almofadas, tirar os meus cristais e talvez começar com um pequeno ritual de defumação de salva, clica para veres como eu faço o meu.

 

O SELF-CARE É EGOÍSTA?
Não. Dizer que não a um convite para ficar a cuidar bem de nós é um investimento em nós mesmos. Como vais compartilhar a tua energia e amor com o mundo se não o estiveres a cultivar já dentro de ti?
Aproveita a tua prática de self-care sem a culpa !!

 

NÃO É UM REMÉDIO MILAGROSO
Isto é muito importante para mim, já que, há um tempo atrás, eu estava a fazer o meu self-care apenas para o riscar da minha lista de tarefas e sentir-me bem comigo mesma.
Eu não estava presente e simplesmente o fazia para dizer “ok, Jo, cuidaste de ti durante 30 minutos, agora vá, “kill it” mais uma semana, faz horas extras, encaixa bem todas as reuniões, dá tudo de ti.”
Fazer a nossa prática de self-care não significa que podemos abusar dos nossos corpos no resto da semana. O auto-respeito é a chave!

COMO?

O que podemos fazer sempre depende das nossas necessidades no momento, dos nossos gostos e da nossa disponibilidade.
Tomar um pequeno-almoço rico em nutrientes para nós mesmos pode ser uma ideia, enquanto que passar a tarde a desfrutar de uma exposição de arte pode ser outra.

O principal, no entanto, é estar presente. Apenas foca-te em aqui neste momento, com todo o teu coração, alma e cérebro. Concentra-te nas acções que estás a tomar e nutre o teu templo de fora para dentro. É preferível fazê-lo por 10 minutos de coração cheio, do que fazê-lo por uma hora, mas estar a pensar nas nossas horas loucas de trabalho ou como aquela série termina.
Esta é a maior consequência de uma rotina de auto-cuidado/self-care – AMOR-próprio, auto-respeito e auto-nutrição.

Abaixo, compartilho três sugestões temáticas. Sente-te livre para misturar e combinar ou adicionar as tuas próprias tarefas à tua rotina!

self care sunday | please consider | joana limao

 

 

A Rotina Matinal

  • Dorme. Respeita o teu corpo e descansa bem. Fica na cama, aproveita o calor do edredon e volta até a dormir, se puderes.
  • Aproveita para meditar e ficar contigo mesmo em silêncio.
  • Faz o pequeno-almoço, emprata com cuidado e aproveita-o com calma e sem distracções.
  • Leva o teu tempo no duche, esfolia, nutre o teu cabelo com uma máscara e o teu corpo com um bom hidratante depois do banho.
  • Experimenta esta linha Mádara, Smart, especialmente adaptada às necessidades das mulheres jovens, primeiras rugas, oxidação e sinais de envelhecimento precoce. Eu obtive o meu na Organii Bio e estou a gostar especialmente do creme para os olhos, é tão bom!


A Rotina da Tarde

  • Prepara um bom latte, uma infusão calmante ou mesmo este smoothie.
  • Define as tuas intenções para a semana, escreve-as e coloca-as num lugar que vejas com frequência.
  • Faz uma máscara facial natural misturando farinha de aveia com mel e azeite até ficar cremoso e denso. Aplica no rosto e deixa por 15 minutos. Retira com água morna, coloca um pouco de óleo de côco e termina com Mádara Smart para combater a oxidação e manter o colagéneo natural da pele.
  • Lê algo que puseste “em espera”.
  • Não uses mais o telefone. Desliga e aproveita a vida offline 🙂 

A Rotina da Rua

  • Sai e faz uma boa caminhada. Se gostares, com música (as tuas músicas favoritas, canta-as!), podcasts, livros de áudio…!
  • Vai a um evento cultural que adores: exposição, concerto, teatro, ciência, filmes.
  • Escolhe um lugar com uma vista bonita (em Lisboa, temos miradouros tão bonitos), vai lá, aproveita e desfruta.
  • Conta as tuas bênçãos, pensa nas coisas da vida que tens como certas e que são um milagre constante. Agradece. Pratica a gratidão.

 

Assiste a este TEDx Talk sobre como manter uma rotina de self-care é importante, assim como transmiti-la aos nossos filhos:

 

 

Espero que este artigo te inspire a cuidares melhor de ti!
Com amor,
Joana

Partilha os teus momentos self-care comigo através do hashtag #pleaseconsiderliving.

 

Pin It on Pinterest