Granola Revolucionária de Quinoa

Eu sou completamente apaixonada pelo crocante de uma boa granola em cima das minhas taças de smoothie e pudins de chia.
Dito isto, há já alguns anos prefiro evitar as granolas de aveia. Sinto que, pessoalmente, fico mais inchada e desconfortável quando como cereais e leguminosas a mais. Eu não parei de comer este ingredientes, mas tento tê-los com moderação.

Há anos que tenho vindo a fazer granolas sem cereais, especialmente quando as faço diretamente no fogão, adoro usar apenas frutos secos e sementes. Isto obviamente tem um custo, por isso comecei a juntar quinoa crua, um pseudo-cereal (alimentos que são preparados e comidos como cereais integrais, mas que são “irmãos” botânicos das sementes) que, a propósito, está carregado com os nove aminoácidos essenciais e, portanto, considerado uma fonte de proteína completa.
O que eu percebi é que, para minha excitação, essa pequena mudança faz a granola mais crocante de todos os tempos!

 

revolutionary granola | please consider | joana limao revolutionary granola | please consider | joana limao

 

Então, a receita de hoje é considerada um “game-changer” – fonte completa de proteína, crocante, eeee … Muito menos conteúdo de açúcar do que as receitas normais que todos nós fizémos antes.
Porquê?
Apenas substituí o adoçante natural normalmente usado – como mel, xarope de tâmaras, ácer, agave … – por fruta fresca! Se fores usar uma fruta muito doce, podes omitir completamente o adoçante natural, se não, podes adicionar apenas algumas colheres de sopa, uma tâmara bem esmagada ou um pouco de açúcar de coco. Eu costumo usar maçãs, para as fotos de hoje usei abóbora cozida, e também já experimentei banana, batata-doce cozida e dióspiros. Feliz por informar que… Tudo funcionou muito bem!

Pois bem, vamos para a receita!
Esta Granola Revolucionária é livre de cereais, uma fonte completa de proteína, tem baixo teor de açúcar e não usa óleos! E, claro, é feita com ingredientes naturais e saudáveis, fazendo parte de uma dieta equilibrada à base de plantas.

 


Granola Revolucionária de Quinoa
faz cerca de 3 chávenas

Ingredientes:
1 chávena de quinoa crua (branca, vermelha ou preta)
1/2 chávena de sementes de girassol
1/4 chávena de sementes de abóbora
1/2 chávena de amêndoas e avelãs picadas
1/4 chávena de côco ralado
1/4 chávena de sementes de papoila
100gr de maçã doce triturada (fuji, pink lady, royal; outras frutas ou vegetais cozidos também funcionam!)
2 colheres de sopa de açúcar de côco (opcional)
1/2 colher de chá de baunilha natural, em pó
1/2 colher de chá de cardamomo em pó
1 pitada de sal marinho

 

revolutionary granola | please consider | joana limao

 

Método:
1. Pré-aquece o forno a 170ºc e forra um tabuleiro com papel vegetal.
2. Numa tigela grande, coloca a quinoa, as sementes e os frutos secos.
3. Num pequeno processador de alimentos, ou com varinha mágica, tritura a maçã (ou outra fruta ou vegetal cozido) com as especiarias, sal e açúcar, se usares, até ficar homogéneo e cremoso.
4. Envolve a mistura da maçã na tigela e incorpora bem, certificando-te de que cada ingrediente está bem revestido.
5. Espalha a mistura sobre o tabuleiro forrado, uniformemente, e assa por 30-40min, verificando de vez em quando para evitar que queime e escureça. Para resultados perfeitos, desliga o forno quando terminares e deixa a granola arrefecer no forno (não feches completamente o forno para esta etapa).
6. Deixe arrefecer completamente e guarda num recipiente de vidro hermético até 2 meses. Disfruta com o teu iogurte favorito, smoothie, pudim ou como uma cobertura simples para salada de fruta (ou de vegetais)!

com amor,
Joana

 

revolutionary granola | please consider | joana limao

Pin It on Pinterest