Plant Basics | Tudo sobre Smoothies Verdes

Se há hábito que eu adoro e que nunca abdiquei desde que iniciei uma alimentação mais saudável, é este.
Batidos verdes, sem dúvida! 

Plant Basics é uma nova categoria aqui no p/c com o objectivo de partilhar alguns essenciais na cozinha à base de plantas.
Cada receita que vou partilhar é facilmente adaptável e espero que seja um bom ponto de partida para que possas criar as tuas próprias receitas em casa.
Se tiveres dificuldade com algum tema em particular ou se apenas gostarias de ler o que tenho a dizer sobre algum assunto, partilha as tuas sugestões na secção de comentários no final deste artigo!

Hoje falamos sobre Batidos Verdes.

Ingerir regularmente estas bombas nutritivas tem múltiplos benefícios. Ajuda a limpar a pele, alcaliniza o organismo, melhora a hidratação do nosso corpo e ajuda a equilibrar a digestão através das fibras dos vegetais e das frutas.

 Os meus amigos estão-me sempre a dizer que beber um batido verde é o mesmo que beber uma salada triturada, mas quando os provam passam a adorá-los.
Para mim, um batido verde não é apenas um mix de frutas maduras, juntamente com alguns espinafres para lhe dar cor. Quando eu me refiro a batidos verdes é isso mesmo, batidos (de) verdes! Adoro juntar uma boa tonelada de vegetais à minha liquidificadora.
PORQUÊ? Os alimentos verdes alcalinizantes como o espinafre, a alface, o aipo, a couve e a acelga são óptimas fontes de fibra e enriquecem os batidos. Ao adicionarmos frutas de baixo índice glicémico tornamo-lo doce o suficiente, sem precisarmos de aumentar em demasia os níveis de açúcar no sangue.

 

 

green smoothie basics | please consider | joana limao

 

PROPORÇÕES
Começa com um rácio de 1:3 – uma fruta para três vegetais.
Se ainda agora estás a começar, utiliza frutas doces e maduras como a banana, o ananás ou a manga. Começa gradualmente a usar menos frutas doces para um maior poder de alcalinização e um fluxo de energia mais estável, como maçãs, pêras, laranjas ou morangos.

Há alguns vegetais que não acrescentam muito sabor ao batido, por isso podes usá-los sem receio de que a tua bebida saiba a uma salada líquida. Alguns deles são: espinafres, courgette, pepino, chuchu, abóbora manteiga, couve-flor, brócolos, alface (de todos os tipos) e canónigos.
Os vegetais com um sabor mais intenso podem ser usados com moderação, tais como: a rúcula, o agrião, o repolho roxo, o pimento, a endívia, a beterraba e o aipo. 

 

OS LÍQUIDOS
O mais fácil é adicionar um pouco de água ou umas pedras de gelo. Há sempre disponível e torna a mistura mais suave e menos espessa.
Se quiseres um batido mais rico em minerais coloca água de côco.
Se quiseres que seja ainda mais nutritivo adiciona uma bebida vegetal (vê como fazer bebidas vegetais caseiras aqui).

 

OS “SUPLEMENTOS”
Se quiseres que os teus batidos passem mesmo para o nível seguinte, experimenta juntar alguns suplementos! Mas primeiro assegura-te de que são INGREDIENTES VERDADEIROS!
Eu não acredito em alimentos acabados de sair de laboratórios (como as proteínas miraculosas que podes comprar com códigos de desconto em todo o lado) por isso a minha sugestão é que utilizes sempre ingredientes verdadeiros que podem, ainda que mais lenta mas seguramente, contribuir para a tua saúde e para o teu bem-estar. Segue as dicas deste artigo da MBG.

  • Fibra: sementes de chia (solúveis e insolúveis), sementes de linhaça e cascas de psílio
  • Proteína: spirulina, clorela, frutos secos (amêndoas, nozes, castanhas do brasil), sementes (de girassol, de abóbora, de sésamo, de chia, de linhaça, de cânhamo) – ou as manteigas respectivas – mesquite, lucuma, alfarroba
  • Vitaminas e minerais: maca (fonte de vitamina B12, de ferro, de cálcio, estimula a líbido), lucuma (fonte de potássio, magnésio e fósforo), ashwagandha (antioxidante, adaptogéneo, ideal para os homens), shatavari (fonte de cálcio, zinco, ideal para as mulheres), cacau (antioxidante, fonte de magnésio), alfarroba (fonte de potássio e de cálcio), mesquite (fonte de cálcio, de magnésio e de potássio), chá verde matcha (antioxidante)
  • Gorduras saudáveis: côco (cru, óleo, manteiga), abacate, frutos secos (amêndoas, nozes, castanhas do brasil), sementes (girassol, abóbora, sésamo, chia, linhaça, cânhamo – fonte de ómega 3 e 6)
  • Doces de baixo índice glicémico: stevia em folha ou em pó, tâmaras, lúcuma (naturalmente doce), mesquite (doce, tem sabor a caramelo), xarope de côco, fruta
  • Outras Bombas de Sabor: extracto de baunilha em pó, canela (regula a pressão arterial), gengibre (digestivo), curcuma (anti-inflamatório), pimenta de caiena (purifica o intestino)

 

O LIQUIDIFICADOR
E claro que a melhor ajuda é ter um excelente liquidificador como o vitamix a blendtec, a thermomix… Ou ainda de outras marcas como a kenwood ou a bosch. Alguns utensílios de cozinha farão provavelmente o mesmo, mas demora mais tempo a ser tudo bem triturado. Podes usar um liquidificador menos potente ou até uma varinha mágica e passar os ingredientes por uma rede de malha ou um passador largo para tornar o batido mais homogéneo.

NOTA: Coloca sempre os ingredientes mais sumarentos perto da lâmina. Ou seja, se estiveres a usar o blender, coloca na base; se usares a varinha mágica, coloca-os no topo.

 

 

green smoothie basics | please consider | joana limao

 

AINDA MAIS SAUDÁVEL
Sabes como? Mastiga o teu batido! A minha mãe detesta ver-me a mastigá-lo (“os líquidos são para ser bebidos, não mastigados!”, diz-me, preocupada com a minha falta de etiqueta) mas eu faço-o de qualquer das formas. Porquê?
A digestão começa na nossa boca e a saliva é a primeira secreção que ajuda a digerir a comida que ingerimos. Por isso, assegura-te de que mastigas cada golo que bebes para que as glândulas salivares possam fazer o seu trabalho.

 

PREPARA-O ANTECIPADAMENTE!
Não tens tempo para nada? Há algumas formas de acelerar a preparação. Aqui ficam as minhas dicas:
– Lava, descasca e corta todos os ingredientes antecipadamente, divide-os em saquinhos e congela-os. Depois, quando quiseres o teu batido, basta descongelares um dos saquinhos, adicionares o líquido, alguns ingredientes extra e misturar! Vê aqui o meu vídeo com a preparação.
– Manhãs stressantes? Prepara-o na noite anterior, mete-o num jarro ou garrafa (enche o jarro até acima para não oxidar muito o batido), tapa bem e guarda-o no frigorífico (até um máximo de 24 horas).
– Pode ser mais fácil ter fruta fresca do que vegetais frescos. Experimenta congelar somente os vegetais e adiciona os outros ingredientes na hora da preparação.

 

TOP IT LIKE IT’S HOT!
Para que o teu batido seja de uma outra dimensão, experimenta adicionar toppings deliciosos para uma nova camada de textura. Os meus toppings favoritos são os de sementes de cânhamo, sementes de cacau e framboesas.
Podes ainda colocar o batido numa taça e fazer uma smoothie bowl com alguma fruta fresca e granola.

 

O MEU GREEN SMOOTHIE BÁSICO

 Ingredientes:
1 banana da Madeira madura
1 mão bem cheia de espinafres
1 courgette
½ pepino (descascado para melhor digestão)
80 – 10 ml de água de côco
2 caules de salsa
½ sumo de limão
1 cm de gengibre

Método:
1. Preparar todos os ingredientes e adicioná-los à liquidificadora. Nesta altura, se quiseres preparar com antecedência, guarda todos os ingredientes num saco de congelação (esta medida dá para uma dose grande, duplica ou triplica os ingredientes para mais dias de batido).
2. Mistura os ingredientes até ficares com uma textura cremosa. Se quiseres fazer antecipadamente, deixa-os num frasco alto até ao cimo, tapa-a e guarda-a no frigorífico até 24 horas no máximo.
3. Adiciona os toppings, se desejares, e está pronto a ser bebido ou comido à colher!

 

Vídeos de que podes gostar:
– Preparado de smoothies
– Smoothie de pepino e manga 

 

 

green smoothie basics | please consider | joana limao

 

Espero que este artigo te tenha dado umas luzes sobre batidos verdes e te motive a experimentar as tuas próprias versões em casa!
Não hesites em comentar abaixo
quaisquer dúvidas que possas ter, algo que queiras acrescentar a este artigo ou sugestões para os próximos temas do “Plant Basics”!

Com amor,
Joana

 

Pin It on Pinterest