Plant Basics | Bebida Vegetal Caseira

Plant Basics é uma nova categoria aqui no p/c com o bjectivo de partilhar alguns essenciais na cozinha plant-based.
Cada receita que vou partilhar é facilmente adaptável e espero que seja um bom ponto de partida para que possas criar as tuas próprias receitas em casa.
Se tiveres dificuldades com algum tema em particular ou se apenas gostarias de ler o que tenho a dizer sobre algum assunto, expõe as tuas sugestões na secção de comentários no final deste artigo!

 

plant milk basics | please consider | joana limao

 

Hoje falamos de BEBIDAS VEGETAIS!

Há cada vez mais pessoas que desistem do leite lácteo nos dias de hoje motivadas por razões de saúde, compaixão para com os animais, preocupações ambientais ou todos os descritos acima. Se tomas leite regularmente, recomendo mesmo que faças a tua pesquisa e que tires as tuas próprias conclusões. É sempre bom estar informado sobre os ingredientes que entram no nosso corpo e o seu impacto no nosso planeta.

Os leites vegetais são a melhor opção a tomar e também a mais parecida, em comparação com o leite convencional. No entanto, é muito importante afirmar que, nutricionalmente, estas bebidas não são semelhantes. O leite lácteo é muito rico em proteínas, vitamina D e cálcio, enquanto que as bebidas vegetais geralmente são pobres nestes componentes. Existem também diferenças em termos de gordura, hidratos de carbono / açúcares.

Espreita este artigo simples onde pods saber mais sobre as diferenças entre quatro tipos de “leites”.
Pessoalmente, eu acredito que as bebidas vegetais devem ser usadas com moderação e a proteína + o cálcio podem ser obtidos através do consumo de uma variedade de cereais, leguminosas e vegetais.

Várias marcas produzem e vendem um leque de bebidas vegetais que podem ir desde arroz, aveia, amêndoa e côco a avelã, baunilha, chufa ou cânhamo.
Muitas vezes, essas bebidas estão cheias de ingredientes menos bons dos quais queremos ficar longe e, portanto, eu encorajo-te a fque faças os teus próprios “leites” em casa!
É um processo que pode ser fácil, muito pouco trabalhoso e ainda ficas com um bónus extra, uma vez que geralmente a polpa que sobra pode ser usada para uma infinidade de receitas, como bolos, biscoitos, pestos, papas, “carne”vegetal … E #zerowaste como nós gostamos
!

Então, o que posso usar para fazer estas bebidas à base de plantas?>> Principalmente frutos secos, sementes ou mesmo cereais.
Na receita abaixo, uso sementes de girassol porque é uma opção barata, demolha rápido e é fácil de triturar.
Então, quais são mais difíceis de triturar? É ncessário demolhar sempre? É obrigatório coar o líquido?

 

plant milk basics | please consider | joana limaoplant milk basics | please consider | joana limao plant milk basics | please consider | joana limao

 

Demolhar é sempre uma boa opção, uma vez que remove o ácido fítico e, assim, torna as nozes/sementes mais fáceis de digerir. No entanto, se a digestão não é um problema, existem alguns ingredientes que podem ser simplesmente triturados para uma opção rápida de leite vegetal.

Deve demolhar, cozer e coar: arroz, grãos de aveia, soja, millet;
> Normalmente precisam de demolhar, cozer por um tempo definido, triturar e coar. Estes são mais trabalhosos, mas muito reconfortantes e altamente digeríveis.
Deve demolhar e coar: amêndoas, avelãs, cajus, castanhas do Brasil, macadâmias, nozes convencionais ou nozes Pecan (eu, pessoalmente, não gosto muito do resultado);
> Sugiro demolhar por 8-12 horas, ou durante a noite, triturar e coar. O meu leite preferido é de amêndoa e de castanha do Brasil.
Basta triturar e coar: côco, sementes de cânhamo (descascadas), flocos de aveia, flocos de quinoa, sementes de girassol, sementes de abóbora;
> Ainda assim, podes sempre demolhar estes ingredientes e torná-los mais fáceis para digerir. O côco pode ser a versão desidratada, mas, se puderes, use o fresco e experimenta esta verdadeira delícia! Este é o meu favorito de longe, mas os de girassol e cânhamo também são bons.
Basta triturar, sem coar: qualquer um dos itens acima (basta triturar e coar) apenas se puderes usar um blender de alta velocidade.
> Mesmo com um liquidificador “top” vais obter pequenos grãos de produto – como um pózinho.
> Se o leite fôr para uma receita, tudo bem (e mantém a fibra, o que é óptimo!), mas para beber, eu pessoalmente prefiro sempre coar).

 

Bebida Vegetal Caseira
cerca de 3 chávenas


Ingredientes:
1 chávena de sementes de girassol cruas
Muita água, para demolhar
3 chávenas de água mineral / filtrada
* opcionais: *
½ colher de chá de sal marinho
½ colher de chá de baunilha natural em pó


Método:
1. Mergulha as sementes de girassol em água abundante por, pelo menos, 4 horas.
2. Descarta a água de demolhar e tritura as sementes já macias com a água fresca e os restantes ingredientes.
3. Ajusta os temperos – adiciona outros aromas se quiseres ou usa uma tâmara para adoçar o leite. Se necessário, tritura outra vez.
4. Coa a mistura com a ajuda de um pano e mantém no frigorífico até dois-três dias.

plant milk basics | please consider | joana limao plant milk basics | please consider | joana limao

Nota: Os leites caseiros podem coalhar/separar quando deixados no frigorífico algumas horas ou quando aquecidos. Isso não significa que estejam estragados! Mexe energicamente ou mistura-os novamente e, se quiseres, adicions uma colher de chá de óleo de côco (para cada duas chávenas) para ajudar a emulsionar.

Espero que este artigo vos tenha dado umas luzes acerca das opções de leites vegetais e vos motive a experimentar as vossas próprias versões em casa!
Não hesites em comentar abaixo quaisquer dúvidas que possas ter, algo que queiras acrescentar a este artigo ou sugestões para os próximos temas do “Plant Basics”!

 

com amor,
Joana

Pin It on Pinterest