Pickles Rápidos de Cebola Roxa

Se gostas de pickles tanto como eu, vais querer aprender a fazer estes e usá-los como um básico semanal na tua casa. Prometo que não tem nada que saber, juro! Continua a ler:

Hoje venho partilhar uma receita super rápida de preparar e que dura vários dias no frigorífico.
Estes pickles alegram e elevam qualquer prato, para além de os tornarem mais bonitos e “vistosos”, o que é sempre um plus!

Normalmente os pickles caseiros demoram o seu tempo a fermentar e a atingirem o ponto de acidez adequado, mas hoje vou-te ensinar a fazer pickles ultra rápidos!
Esta técnica transforma completamente a cebola roxa e pode ser aplicada a outros ingredientes, como pepino, cenouras, courgette, rabanete… A cebola passa de picante e inebriante, difícil de comer crua, para ganhar um crocante irresistível e uma acidez particular, quase que apetece comer directamente do frasco 🙂

 

pickles de cebola roxa | please consider | joana limao

 

Vais ver que é mesmo rápida de preparar e fácil de seguir. Basicamente só precisas de ter a cebola bem cortadinha num frasco, aquecer todos os outros ingredientes antes de os juntares à cebola e deixares o tempo fazer a sua magia! Done!

É o topping perfeito para as tuas saladas, tacos caseiros, para colocar em cima de hambúrgueres ou para dares um toque especial às tuas sandes.

Como é uma receita que dura algumas semanas e que fica bem em muitos pratos (vai animar ainda mais as tuas sobras do dia anterior, por exemplo!) se calhar vais querer multiplicar esta receita e fazê-la em quantidade para teres no frigorífico.
Estás à vontade, é só aumentar em proporção 🙂

 

Algumas dicas para estes Pickles Rápidos de Cebola Roxa:
  • Corta a cebola roxa fina. Quanto mais fina ficar, mais rápida será a transformação e mais elegante será o pickle final (para além de mais bonitos, na minha opinião!)
  • Adapta os sabores ao teu gosto. Eu gosto de usar vinagre de vinho tinto, mas podes optar por vinagre de sidra ou de vinho branco, por exemplo. Ou até uma mistura dos dois.
    Igualmente, podes alterar as especiarias e criar perfis de sabor ligeiramente diferentes. Vê o que tens na despensa e usa a tua criatividade!
  • Adoçantes naturais é o que prefiro usar sempre; xarope de ácer é a minha escolha, mas podes optar por agave, xarope de arroz ou até mesmo açúcar de côco. O importante aqui é equilibrar a acidez do vinagre já que, sem adoçante, estes pickles ficam muito fortes e menos prazerosos.
  • Eu gosto de deixar os meus pickles arrefecerem na grelha do fogão (para circular ar a toda a volta) mal tapados. Assim que estiverem praticamente à temperatura ambiente, fecho bem e guardo no frigorífico. Normalmente na porta ou na prateleira de cima.
  • Quando acabarem, reutiliza o líquido dos pickles para fazeres mais um batch ou para um vinagrete que tempere a tua salada preferida!

 

Receitas do site em que podes usar estes pickles:

Como topping no melhor e mais cremoso tofu mexido
Equilibrando esta salada de abóbora assada
Eleva a tua tosta de abacate
Surpreende nesta sandes de pasta de “frango” vegan
Um twist inesperado nestas batatinhas mais requintadas

 

pickles de cebola roxa | please consider | joana limao

 

Pickles Rápidos de Cebola Roxa

Ingredientes:
1 cebola roxa média
1 cháv. vinagre (usei de vinho tinto, mas pode ser outro)
1/2 cháv. água
1 c.sopa xarope de ácer
1 c.chá rasa sal marinho
1 folha louro
10-15 grãos de pimenta preta, sementes de coentros, etc (a gosto)
Outras especiarias opcionais: ervas aromáticas, cominhos em grão,

Método:

  1. Coloca num tacho pequenino o vinagre, a água, o xarope de ácer e todos os aromáticos a ferver.
  2. Enquanto a mistura aquece, descasca e corta a cebola roxa em metades e depois em meias-luas bem finas.
  3. Deixa a mistura fervilhar 1-2 minutos para os sabores se fundirem e desliga.
  4. Passa a cebola cortada para um frasco e despeja o líquido ainda quente. Certifica-te de que a cebola fica completamente submersa.
  5. Deixa arrefecer até usar. Podes reservar estes pickles rápidos no frigorífico durante 2 semanas.

 

Com amor,
Joana

Pin It on Pinterest