Picadinho Vegan de Nozes e Vegetais

Experimenta esta receita que parece mesmo carne picada salteada, só que feita com legumes e outros ingredientes de origem 100% vegetal!

No Verão cozinhei para um skate camp super cool, já pelo quarto ano, onde tenho o hábito de fazer uma noite mexicana.
Gosto de fazer um bom guacamole, um molho de “queijo” que surpreende todo o grupo por não ter ingredientes animais, pico de gallo, salsas várias, tortilhas, o meu clássico chilli Sem carne… E este ano inventei um picadinho vegan que foi rapidamente aspirado e altamente elogiado.

 

picadinho vegan delicioso | please consider | joana limao

 

Umas semanas depois, fi-lo num jantar de amigos aqui em casa e fui anotando as quantidades.
Foi mais uma vez um sucesso e no dia seguinte tinha algumas mensagens a pedir a receita. YEAH! Gosto tanto quando isto acontece. As pessoas mal acreditam que a alimentação natural, saudável e de base vegetal pode ser tão boa. E é mesmo!
Depois de uns ajustes, partilho esta receita contigo.

Deliciosamente carnuda, com aquele travo salgado umami característico da reacção de Maillard, esta receita vai ganhar admiradores e fãs incondicionais. Tenho a certeza!

Ideias de uso:
– Assim mesmo, numa sandes, por cima de uma pizza, a rechear tacos ou outros pratos mexicanos, num salteado com outros legumes, bem quentinha com um bom puré de batata para uma refeição confortante de Outono.
– Fica mesmo saborosa por si só, e rende uma grande quantidade, que podes ter guardado no frigorífico ou congelador.
– Posso sugerir também que adiciones algum tomate bem maduro, ou mesmo tomate pelado em lata, e que deixes apurar mais tempo para uma bolonhesa deliciosa.
– Ou também envolvido num molho branco para recheio de canelloni. Mais molho branco por cima, pão ralado e está pronto a ir ao forno até crocante. YUMMM!

Já de água na boca? Então seguimos para a receita:

 

picadinho vegan delicioso | please consider | joana limao

picadinho vegan delicioso | please consider | joana limao

 

Picadinho Vegan de Nozes e Vegetais

(podes preferir, para experimentar, fazer metade da receita)

 

Ingredientes:
500 gr cogumelos (usei metade marron e shiitake)
200 gr nozes
600 gr floretes de couve-flor
2 c.chá sal marinho
Pimenta preta do moinho, a gosto
4 c.sopa azeite
4 folhas de louro queimadas
2 c.chá alho em pó
4 c.chá orégãos secos
2 c.chá paprika fumada
1/2 c.chá canela em pó (trust me!)
2 c.sopa vinagre balsâmico
4 c.sopa molho de soja ou tamari
1 cháv. água

 

Método:
1. Começa por aquecer um bom tacho largo (eu gosto de usar de ferro fundido) em lume médio-alto.
2. No processador de alimentos, tritura os cogumelos até estarem em pedaços pequenos soltos (usa a função Pulse para um melhor controlo sobre a textura dos cogumelos). Adiciona-os ao tacho, sem mais nada, para que comecem a libertar água.
3. Vai mexendo os cogumelos picados de vez em quando, até reduzirem para menos de metade e tenham perdido toda a água (cerca de 15 minutos). Se começarem a agarrar ligeiramente ao fundo do tacho, vai soltando e continua a mexer. Não faz mal, é só sabor que vamos extrair mais tarde.
4. No mesmo processador, sem necessidade de lavar, tritura as nozes até teres pedaços pequenos e adiciona-as ao tacho, envolvendo gentilmente e deixando cozinhar 2-3 minutos.
5. Faz o mesmo com a couve-flor e adiciona o sal e a pimenta, o azeite, o louro, alho em pó, orégãos, paprika e canela. Mistura cuidadosamente, baixa o lume para baixo e adiciona o vinagre balsâmico, o molho de soja e a água.
6. Envolve mais uma vez e deixa fervilhar, tapado, durante 30-35 minutos.
7. Prova um bocadinho e rectifica os sabores ao teu gosto. Fica pronto a devorar!

Para estas fotografias, recheei uma batata doce assada e acompanhei com abacate esmagado com o garfo e temperado apenas com sal e sumo de limão. Muito simples e mesmo delicioso 🙂

 

Com amor,
Joana

picadinho vegan delicioso | please consider | joana limao

Pin It on Pinterest