Pasta de Frango Vegan

Uma das coisas que mais me pedem no Verão são receitas para substituir as típicas sandes de praia, com recheios de pasta de frango ou pasta de atum.

Pão fresco, comprado de manhãzinha e ainda morno, recheado generosamente com pasta de atum e folhas de alface crocante… Bem embrulhadinhos num guardanapo e película aderente, com a letra dos manos ou dos pais a caneta, para cada um saber quais as suas sandes. Típicooo de todos os meus Verões em criança e adolescente.
Lá ia eu toda contente, com as minhas sandálias de plástico aos quadradinhos e de mão dada ao meu pai, fazer companhia nas compras da manhã, na esperança de ter direito a mais uma banda desenhada da turma da mónica ou a um livrinho de actividades.
Chegávamos a casa com pão para toda a família, revistas e jornais para entreter na praia. A minha mãe já tinha cozido ovos, cortado a fruta e posto em tupperwares, e estava provavelmente a terminar os recheios que cada um mais gostava: pasta de atum, de frango ou de salsicha, omelette ou os mais simples queijo com fiambre.

Agora que olho para trás, vejo que realmente não tinha como não ficarmos todos inchados depois de férias em família, entre o que levávamos para a praia e o que escolhíamos nos restaurantes ao jantar (!!)

Felizmente, mudam-se os tempos, mudam-se as vontades.
Tornei-me cozinheira e, depois, especializada em alimentação natural à base de plantas. Claro que os meus almoços para a praia têm outra cara, são regra geral mais leves e saudáveis e faço questão de cuidar do meu corpo durante as férias. Com o passar dos anos, já nem apetece comer mal, sentir-me inchada e sem disposição.

Em memória aos tempos de infância, hoje partilho esta receita de pasta de frango vegan, 100% vegetal claro!

O protagonista é o grão-de-bico, esta leguminosa tão versátil que nos oferece uma alternativa bem saciante e nutritiva ao frango desfiado e nos permite uma textura cremosa sem termos de adicionar gorduras menos interessantes como a da típica maionese.
Esta receita pede um bocadinho de aipo e deixa-me dizer-te que, antes que fujas a correr porque não gostas deste vegetal, tens de lhe dar uma oportunidade. Trust me! Aqui nem se sente o sabor – prometo! – e confere um salgado muito característico dos pratos que levam carne.

O resultado é uma pasta deliciosa, bem equilibrada de sabores, que vai lindamente numa sandes – e forma uma refeição completa graças à combinação de uma leguminosa (grão-de-bico) com um cereal (do pão) – mas que também se presta a outras opções como:

  • ser servida como dip para molhar pão, tostas ou palitos de vegetais;
  • recheio de wraps;
  • como parte de uma salada deliciosa

 

Vamos lá à receita?

 

pasta de frango vegan | please consider | joana limao

 

Pasta de Frango Vegan

 

Ingredientes:
400 gr grão escorrido
1 talo de aipo, em fatias finas
1/2 cháv. nozes
1/2 cháv. leite vegetal (sem açúcares ou sabores), usei de amêndoa
1/4 cháv. água
1 c.chá alho em pó
1 c.chá tomilho fresco ou seco
1 c.chá salsa seca
1 c.chá sal marinho
Pimenta preta do moinho, a gosto
1/2 c.chá paprika fumada
100 gr uvas, em quartos (aprox. 10 uvas)

 

Método:
1. Coloca o grão, já escorrido, num processador de alimentos. Adiciona o talo de aipo fatiado, as nozes, o leite vegetal e a água. Tritura carregando no pulse, para que vá triturando e parando e não se torne uma pasta demasiado suave. Queremos manter alguma textura, como na fotografia acima.
2. Tempera generosamente com o alho em pão, o tomilho, a salsa, o sal, a pimenta e a praprika fumada. Volta a carregar no pulse para envolver homogeneamente.
3. Prova e ajusta os temperos ao teu gosto pessoal. Se quiseres a pasta ainda mais líquida, podes acrescentar água ou leite vegetal.
4. No final, adiciona os quartos de uvas, de preferência já sem caroços. Este passo é opcional mas altamente recomendável, já que o doce das uvas contrasta e complementa muito bem esta pasta.
5. Está pronta a tua pasta de frango vegan! Podes usá-la logo ou colocá-la no frigorífico durante 5-7 dias, bem tapada.

 

pasta de frango vegan | please consider | joana limao

Com amor,
Joana

 

Pin It on Pinterest