Innerview: Os Signos | Carolina Palmeiro

Os signos são um dos ingredientes chave na leitura de uma mapa astral e no caminho do autoconhecimento através da Astrologia. São também o ingrediente mais conhecido mas na verdade a maioria das pessoas está mais familiarizada com os defeitos, ou seja, os desequilíbrios ou a sombra de cada signo.

Por isso, hoje lanço-me numa pequena viagem ao longo de cada um dos 12 signos para vos trazer as qualidades, os desafios e a forma de equilibrar cada uma dessas energias. Para estruturar esta viagem, o melhor é seguir a ordem natural da roda zodiacal e quem a abre é Carneiro, o que já diz muito sobre ele…

 

Vamos a isto!

 

Carneiro

Carneiro é o guerreiro, o corajoso, representa os nossos instintos de defesa, a nossa capacidade de iniciar, de liderar, de lutar pelos nossos interesses e pela nossa individualidade. Precisa da sua independência, de poder ser quem é, com o entusiasmo e a assertividade que tanto o caracterizam. No desequilíbrio, Carneiro pode ficar impaciente, agressivo e demasiado competitivo. Para se equilibrar precisa de integrar em si a energia de Balança que lhe lembra que fora da sua bolha há outras pessoas, outros pensamentos, outras prioridades e outras vontades, procurando o equilíbrio e a harmonia nas suas interações com os outros e com o mundo em geral.

 

Touro

Touro representa a força da perseverança, da determinação e da estabilidade. Gosta de poder fazer as coisas com calma, de ter tempo para desfrutar dos pequenos prazeres da vida, sentir os cheiros, deleitar-se com paisagens, notar os barulhinhos bons da natureza. Pode ser teimoso e obstinado e precisa de segurança e estabilidade, o que lhe pode trazer uma tendência para o apego. Precisa de integrar a energia de Escorpião, que lhe ensina a aceitar a mudança, a transformação e os fins de ciclos como constantes da vida, assim como a confiar nas coisas que não se vêem mas que se sentem e nos guiam.

 

Gémeos

Gémeos é o terceiro do zodíaco e tem o dom da comunicação e da flexibilidade. Caracterizam-no a curiosidade da criança, a vontade de socializar, de observar as pessoas, fazer perguntas e aprender com as respostas. É o signo da dualidade mas também da lógica e da razão. No desequilíbrio pode ficar demasiado na sua mente com alguma ansiedade e dispersão, tendo dificuldade em tomar decisões e em expressar a sua verdade. Precisa de integrar Sagitário que lhe mostra que para viver a vida no seu máximo potecial é preciso sair da mente e ir para a vida, para o mundo, para as experiências que nos dão a verdadeira expansão e nos aproximam da nossa verdade interna.

 

Caranguejo

Caranguejo é sensível, intuitivo, fortemente ligado ao passado, à família e às suas memórias, sobretudo às emocionais. Nutrição, amor, cuidado, casa e afetividade são as suas palavras preferidas. No desequilíbrio pode ficar melancólico, demasiado reservado na sua “carapaça” e demasiado sensível. Mas desengane-se quem ache que é um signo fraco por ser tão emocional porque Caranguejo tem uma grande capacidade de reagir, de concretizar e de lutar por aquilo em que acredita sobretudo se integrar a energia de Capricórnio, que o faz responsabilizar-se pelas suas emoções e memórias, assumir a sua sensibilidade e empatia, cuidar da sua nutrição e de si de forma estruturada, madura e responsável.

 

Leão

Leão é o signo que se segue e é impossível ficar indiferente à sua presença. Dotado de um brilho que só a regência do Sol lhe poderia dar, Leão é generoso, criativo, apaixonado, alegre e corajoso. No desequilíbrio pode ficar muito centrado em si, orgulhoso e tentando ser visto e validado pelos outros. Precisa de integrar a energia de Aquário, que lhe relembra da importância de reconhecer o seu brilho mas também o dos outros e de que juntos poderão brilhar muito mais. Aí sim, Leão consegue aceder a todo o seu potencial criativo e de manifestação.

 

Virgem

Virgem é muito pragmático, observador, sistemático e atento aos detalhes. Normalmente vive muito centrado em um de dois objetivos: ou organizar e classificar tudo o que pertence ao mundo “externo”, ficando por vezes demasiado perfeccionista e excessivamente organizado; ou organizar-se internamente, ficando por isso demasiado exigente e crítico de si mesmo. Deve integrar a energia de Peixes que lhe traz a calma que transcende o olhar pragmático e rígido, a amorosidade e sensibilidade que alivia a crítica destrutiva e pessoal reduzindo assim a ansiedade e conseguindo confiar numa ordem cósmica que organiza mesmo aquilo que nos foge ao controle.

 

Balança

Balança é o artista, o amante da beleza, da harmonia, das parcerias e de tudo o que é justo e equilibrado. Sente-se muito bem em qualquer tipo de parceria e aprecia a beleza da vida, das coisas, das pessoas e das relações. No desequilíbrio pode ficar demasiado dependente do outro, inseguro e com baixa auto-estima, perdendo-se de si e das suas próprias opiniões e prioridades. Deve integrar a energia de Carneiro que o ajuda a estabelecer limites saudáveis dentro das suas relações e parcerias e a desenvolver a sua própria individualidade. Acima de tudo, entende e integra que a relação mais importante que algum dia vai ter é consigo próprio.

 

Escorpião

Escorpião é intenso, profundo, intuitivo, sedutor e apaixonado. Conhece profundamente a alma humana e o seu maior poder é o da transformação. Carrega em si memórias profundas e congeladas que ignora até não poder mais. Nesse momento, mergulha na sua sombra, trabalha os seus perdões e passa por profundos processos de transformação, de morte e renascimento. Quando se sente inseguro e ameaçado pode ferir e usar o seu poder de forma negativa, ficando possessivo, desconfiado e desligado do seu valor. Deve integrar a energia de Touro que o traz de volta ao seu corpo, à natureza, ao perdão, aos seus dons e talentos, à certeza do seu valor e merecimento.

 

Sagitário

Sagitário é o otimista do zodíaco! Com alegria e entusiasmo está sempre na procura da verdade, daquilo que faz sentido para si e da próxima experiência que o faz sentir vivo e inspirado. Viagens, livros, outras formas de pensar, outras culturas, aventuras, conhecimento filosófico e acima de tudo conhecimento experimental é o que o move. No desequilíbrio pode ficar impulsivo, inconsequente e permanecer insatisfeito com as suas conquistas, procurando sempre algo mais. Pode também ficar inflexível nas suas crenças e filosofias. Por tudo isso precisa da energia de Gémeos que o ajuda a planear e a organizar o dia-a-dia e lhe mostra que há outras formas de pensar e diversas alternativas de caminhos a seguir, reduzindo assim a impulsividade e a ansiedade de querer encontrar “o” caminho da verdade.

 

Capricórnio

Capricórnio é o signo que valoriza o trabalho, a estrutura, o compromisso, a responsabilidade e a maturidade. Preocupado com o futuro, é extremamente perseverante enquanto percorre o caminho estruturado em direção aos seus objetivos. Supera objetivos e não deixa que nada o impeça de progredir. No desequilíbrio pode ficar demasiado nos compromissos com o mundo, no trabalho, no futuro e no “fazer fazer fazer”. Por causa do seu foco inabalável pode até ser visto como frio e distante. Deve integrar a energia de Caranguejo que lhe relembra da importância de sentir, de trazer doçura à vida e flexibilidade na sua forma de trabalhar, pensar e ver a vida e os outros. Acolhe-se e nutre-se, dando tanta importância ao que acontece dentro como ao que acontece fora de si.

 

Aquário

Aquário é o signo do futuro, da revolução, dos ideais humanitários e igualitários.
Olha para o colectivo, para a humanidade de forma inovadora e visionária. Pensa fora da caixa, olhos postos no futuro e sempre em busca de liberdade, de quebrar padrões do passado e tudo aquilo que já não funciona. No desequilíbrio pode ficar frio e distante, desligado do momento presente e das maravilhas da vida vivida no aqui e no agora. Deve integrar a energia de Leão que o reconecta com o seu coração, com a capacidade de se amar e se aceitar a si mesmo antes de olhar, aceitar e ajudar os outros. Percebe que só nesse lugar de conexão consigo mesmo e com os seus ideais pode realmente criar um impacto no mundo.

 

Peixes

Peixes é o último signo do zodíaco e é o que tem a capacidade de sonhar, intuir, imaginar e criar. Dotado de uma grande sensibilidade, pode ser difícil para Peixes viver neste mundo terreno e precisa de períodos de isolamento e silêncio quando se sente esgotado física e energeticamente. Graças à sua adaptabilidade pode ser também difícil estabelecer os seus limites. No desequilíbrio fica melancólico, vitimista, crítico e com grandes dificuldades em organizar-se e realizar os seus sonhos. Pode também cair em dependências que servem apenas como um caminho de escape das suas emoções e memórias inconscientes. Precisa do signo de Virgem que o enraiza, o traz para o corpo, para o presente e o ajuda a integrar a sua sensibilidade no mundo prático e terreno, relembrando-lhe também de que não basta sonhar, é preciso fazer acontecer.

 

Fechando esta pequena viagem, é importante notar que temos dentro de nós todos os signos, eles manifestam-se apenas em áreas diferentes da nossa vida.

Em signos diferentes estarão também planetas diferentes. Convido-vos a consultarem o vosso mapa (podem fazê-lo clicando aqui) e cruzarem as informações que partilhei no primeiro artigo referente à Tríade Principal com a descrição de cada um destes signos para ficarem a entender melhor as energias em que atuam o vosso Sol, Lua e Ascendente.

 

Carolina Palmeiro
Innerview

Neste momento, podes seguir e aprender sobre os principais momentos astrológicos e várias curiosidades do Zodíaco na sua página de Instagram @carolina.innerview.

Pin It on Pinterest