Innerview: os Dias da Semana | Carolina Palmeiro

Podemos nem sempre notar mas quando paramos e sentimos, percebemos que a energia ao longo da semana vai mudando. Naturalmente que as circunstâncias inesperadas e improvisadas da vida vão dando a cada dia um sabor único mas quando analisamos, não há como negar: existe um padrão.
Segunda-feira parece nunca ser o dia certo para começar a trabalhar, à quarta-feira estamos super produtivos, à sexta-feira queremos relaxar e fazer algo que nos dê prazer e ao sábado, mesmo sendo fim-de-semana, damos por nós frequentemente a estruturar a semana seguinte.

Ora como não poderia deixar de ser, a Astrologia explica! É que cada dia da semana é regido por um planeta ou luminar (Sol e Lua) diferente. Curiosamente, este conhecimento não é de agora, tanto que na maioria dos idiomas os nomes dos dias da semana derivam dos nomes dos planetas clássicos na Astrologia Helenística. A língua portuguesa é a única língua românica em que o nome dos planetas foi substituído pelos numerais.

Analisar o significado astrológico dos dias da semana no nosso dia-a-dia é interessante porque nos ajuda a tirar mais proveito de cada dia aumentando não só o fluxo de energia mas também de produtividade ao longo da semana.

Essa é a minha proposta para hoje!
Vamos?

 

Segunda-feira

– Em francês, lundi. Em espanhol, lunes – do latim “lunae dies”, dia da Lua.

O primeiro dia da semana é regido, nada mais nada menos do que pela Lua. Daí ser tão difícil começar a semana de trabalho!
Nesse dia estamos mais emocionais, precisamos de mais tempo a sós, com as nossas emoções. Intuitivamente queremos recolhimento, temos muitas vezes menos energia e um humor mais instável. 

Algumas práticas recomendáveis neste dia são: 

  • Meditar ao acordar (importante ir dormir cedo no domingo à noite)
  • Permitirmo-nos tempo de silêncio 
  • Práticas de auto-cuidado emocional e físico
  • Terminar o dia com um banho ou duche relaxante

 

Terça-feira

– Em francês, mardi. Em espanhol, martes – do latim “martis dies”, dia de Marte.

Terça-feira é regida por Marte, que traz a energia do guerreiro corajoso. Neste dia estamos finalmente prontos para iniciar a semana de trabalho com garra e foco. É neste dia que nos sentimos produtivos, competitivos, eficazes e determinados.
Temos mais vontade de pegar em projetos que estão atrasados  ou até iniciar novos projetos e fazer qualquer prática física que implique um gasto considerável de energia. 

Algumas práticas recomendáveis neste dia são:

  • Terminar listas de tarefas e pôr em dia tudo o que esteja em atraso
  • Pôr em prática novas ideias e iniciar novos projetos
  • Limpar e “destralhar”
  • Fazer exercício físico

 

Quarta-feira

– Em francês, mercredi. Em espanhol, miércoles – do latim “mercuri dies”, dia de Mercúrio.

O dia de quarta-feira é regido por Mercúrio, o mensageiro dos Céus que facilita a comunicação e a troca de informação. A energia de Mercúrio prende-se com os dois signos que rege: o comunicador e sociável Gémeos e o analítico e detalhista Virgem.
Assim, este dia é ideal para ter reuniões e conversas importantes, trabalhar em projetos que impliquem atenção aos detalhes e até fazer viagens de um dia por trabalho, já que Mercúrio também beneficia as viagens curtas.

Algumas práticas recomendáveis neste dia são:

  • Comunicar: pôr em dia os e-mails (ou as cartas!) e os telefonemas
  • Fazer sessões de brainstorming
  • Trabalhar nas redes sociais e divulgar novos projetos
  • Estudar

 

Quinta-feira

– Em francês, jeudi. Em espanhol, jueves – do latim “jovis dies”, dia de Júpiter.

Quinta-feira é regida por Júpiter, que fala de abundância, prosperidade, expansão e otimismo. Júpiter rege também o signo de Sagitário, que é o filósofo, o idealista que procura a Verdade e o propósito da existência através de experiências sempre diferentes e muitas vezes em destinos longínquos. Assim, o potencial deste dia é imenso!
Mas como esta energia de Fogo é muitas vezes reprimida (um tema que fica para outro texto), é muito importante que tenhamos consciência desta influência planetária e nos conectemos com ela para podermos usufruir ao máximo desta energia, que tem a capacidade de nos entusiasmar e fazer querer expandir.

Algumas práticas recomendáveis neste dia são:

  • Ler
  • Estudar e aprofundar assuntos espirituais e filosóficos
  • Iniciar ou planear grandes viagens
  • Refletir sobre a nossa verdade e praticar a gratidão

 

Sexta-feira

– Em francês, vendredi. Em espanhol, viernes – do latim “veneris dies”, dia de Vénus.

Como não poderia deixar de ser, sexta-feira é regida por Vénus, o planeta do amor, da beleza, dos dons e talentos, do prazer e do dinheiro.
A #Fri-yay é dia de celebração, de dar asas à criatividade, de mudar de visual, de desfrutar dos prazeres da vida e de estar com aqueles que amamos (date night incluída!).

Outras práticas recomendáveis neste dia são:

  • Fazer uma massagem ou um tratamento de beleza
  • Dançar
  • Ter um encontro romântico
  • Celebrar a Vida!

 

Sábado

– Em inglês, Saturday – dia de Saturno.

Aqui peço a vossa reflexão já que pode não ser automático para todos perceber esta influência. É que sábado é regido por Saturno, o planeta do compromisso, da responsabilidade, da disciplina e da restrição.
Ora como para muitos este é o primeiro dia de descanso ao fim de uma semana de trabalho, a tendência é sair para passear, combinar um evento social com amigos ou família ou simplesmente ficar em casa num merecido “dolce far niente”.
E está tudo bem se o fizermos mas pode ser interessante reservar algum tempo ao sábado para, por exemplo, preparar a semana seguinte, jejuar (uma vez que Saturno também fala de restrições) ou pelo menos fazer um leve detox de forma a desintoxicar o corpo e a mente, libertando-o de toxinas, stress ou de emoções mais difíceis de processar que possamos ter acumulado ao longo da semana anterior.

Outras práticas recomendáveis neste dia são:

  • Fazer recados e compras para a semana
  • Organizar a casa
  • Finalizar algum trabalho que tenha ficado pendente ao longo da semana
  • Organizar a semana seguinte

 

Domingo

– Em inglês, Sunday – dia do Sol.

Domingo é o dia regido pelo Sol, o astro que nos traz brilho, expressão, expansão, iluminação e crescimento. Talvez por isso o domingo seja considerado o dia perfeito para abraçarmos a nossa Luz individual e nos permitirmos descansar e recuperar energias.
Muitas pessoas sentem-se ansiosas no domingo já que é o dia que antecede o início da semana de trabalho mas em muitas culturas o domingo é por excelência o dia de descanso e devemos relaxar e divertirmo-nos com aqueles de quem gostamos, de preferência ao sol!
Absorver e ficar na energia do Sol permitirá que a semana seguinte flua da melhor forma, após fazermos um “reset” no domingo.

Algumas práticas recomendáveis neste dia são:

  • Fazer o que sentirmos que a nossa alma pede e o que nos dá prazer e alegria
  • Repetir o acima descrito!
  • Não esquecer de descansar

 

 

É muito possível que, ao ler estas análises, a maioria faça logo sentido para vocês já que o que está “lá em cima” também está dentro de nós.
No entanto também é possível que, para alguns, isto não aconteça automaticamente, já que por vezes estamos de tal forma em piloto automático que nem nos apercebemos do tal sabor dos dias.

Por isso, atrevo-me a usar esta maravilhosa expressão que dá o nome a este site e sugerir-vos que “Please Consider” tomar breves notas destas energias nas vossas agendas durante umas semanas, notar o que vos apetece em cada dia, explorar mais determinada prática ou rotina em diferentes dias e quem sabe se as vossas semanas não começam a fluir de forma mais natural?

 

 

Carolina Palmeiro
Innerview

 

Neste momento, podes seguir e aprender sobre os principais momentos astrológicos e várias curiosidades do Zodíaco na sua página de Instagram @carolina.innerview.

Pin It on Pinterest