Innerview: Os Astros de 2022 | Carolina Palmeiro

Chegados ao final do mês de Dezembro, é normal fazermos o balanço do que vivemos no último ano e deitarmos o olho ao ano que vem. “Será mais fácil? Será diferente? Vai passar a pandemia? Vamos ter a nossa vida de volta?” Como as respostas a essas perguntas estão no futuro, também é normal olharmos para os astros. E eles ajudam! Mas não a encontrar alívio em respostas exactas que na verdade não existem.

O interessante é percebermos as energias e as possibilidades que o novo ano trará para que possamos vivê-lo da forma mais consciente e empoderada possível.

 

É nessa viagem que hoje vos levo!

 

Antes de mais, entender que o ano muda mas que certas temáticas se mantêm, pelo menos durante algum tempo. E isto tem um lado positivo porque se não fosse assim, se calhar algumas das aprendizagens que estamos a ser obrigados a fazer e que de muito nos vão servir (ainda que agora se calhar não consigamos ver como nem porquê) seriam rapidamente esquecidas.

Por outro lado, “Vamos ter a nossa vida de volta?” é uma pergunta que temos mesmo que deixar de fazer.
É que ela é muito capricorniana, muito focada na estabilidade do que é conhecido e tradicional, que é precisamente o que está a ser questionado desde o início de 2020 quando Júpiter, Saturno e Plutão se juntaram em Capricórnio para fazer tremer e quebrar muitas das estruturas que estavam desatualizadas na nossa vida e no mundo.

Os tempos são outros… São aquarianos, disruptivos, futuristas, inovadores e, por tudo isso, bastante desconfortáveis. Mas 2022 começa a abrir novos caminhos! Estamos a entrar num novo ciclo que irá acelerar sobretudo a partir de 2023 e por isso os tempos também são de crescimento e de expansão.

 

A primeira coisa para onde olhamos quando analisamos o ano vindouro é o planeta regente do ano astrológico, que se inicia em Março com a entrada do Sol em Carneiro.
Ora 2022 será regido por Mercúrio, o que significa que todos os processos de comunicação, troca e disseminação de informação, decisões, questões comerciais e deslocações estarão em destaque. Mercúrio fica retrógrado 2 a 3 vezes por ano mas desta vez ele irá brindar-nos com nada mais nada menos do que 4 retrogradações (inspira, expira…) dando-nos tempo de sobra para refletirmos sobre os nossos processos de comunicação, convidando-nos a trabalhar a escuta ativa, a comunicação não agressiva e a capacidade de, em determinados momentos, praticarmos simplesmente o silêncio (tão importante!). Atenção a não ficarmos demasiado na mente ignorando as emoções e a intuição…

 

O planeta Vénus estará também em destaque nalguns momentos chave do ano, sobretudo no início do ano civil em que estará retrógrado em Capricórnio trazendo reflexão e talvez alguns desafios nos relacionamentos, e mais tarde quando se encontrar com o planeta Marte.
Durante todo o ano será importante trazer mais solidez e estabilidade às relações afetivas, o que implicará não só trabalho e dedicação mas também responsabilização pessoal.

 

Por outro lado, é importante notar que Saturno em Aquário e Urano em Touro continuarão em tensão, ainda que este ano de forma mais suave, pelo que é possível que continue a haver alguma instabilidade e incerteza assim como polarizações e posicionamentos radicais, a luta do velho contra o novo, do moderno contra o tradicional. A nível pessoal este aspecto continuará a trazer o convite à luta pela liberdade e uma vontade de mudança, de quebrar as estruturas às quais podemos estar apegados mas que já pouco ou nada acrescentam à nossa vida.

 

Ajudando a encontrar novas possibilidades estará Júpiter, ditando o ritmo com a sua passagem pelos signos de Peixes e de Carneiro. 

Como expande tudo aquilo em que toca, ao transitar pelo signo de Peixes (Dezembro de 2021 a Maio de 2022 e Outubro a Dezembro de 2022), Júpiter expandirá a espiritualidade, a fé, a sensibilidade, a música, a arte, o teatro, a conexão com a natureza, os processos de cura e a solidariedade.

Durante este trânsito será importante canalizarmos um possível excesso do elemento Água de forma consciente (música, pintura, dança, meditação, yoga, e por aí fora) para não ficarmos sem limites e confusos, com dificuldade em distinguir a realidade da ilusão. Poderá ser mais difícil tomar decisões e ver as coisas com clareza pelo que o convite será também fazer bom uso da razão mercurial e manter os pés no chão, de preferência na terra e de pés descalços (AKA enraizar!).

Já de Maio a Outubro, Júpiter estará em Carneiro, o que é uma energia totalmente diferente mas igualmente bem vinda, que expande a coragem, a criatividade, a independência, a liderança e a busca de propósito. Este trânsito trará determinação para começarmos a pôr em prática os nossos sonhos e todos os planos que foram nascendo ao longo dos últimos anos.
O lado mais desafiante da expansão de Carneiro é o aumento da polarização e do radicalismo, da violência e dos conflitos. Poderemos ficar mais individualistas, stressados e impulsivos pelo que o truque nesses momentos será sempre canalizar o Fogo investindo no trabalho que nos apaixona, em qualquer prática criativa, num desporto competitivo, na diversão e em toda e qualquer forma de assumirmos a nossa individualidade e a liderança da nossa própria vida.

 

Os Nodos da Lua indicam sempre o lugar onde as coisas irão fluir e para onde temos que ir. Durante o ano de 2022 o caminho é em direção ao signo de Touro, que gosta de concretização e resultados sólidos que tragam segurança e conforto.
Este é um grande convite ao desenvolvimento da nossa relação com a matéria, com o dinheiro, com o nosso corpo, com o prazer e com a noção de abundância.
Estaremos muito focados no trabalho mas como Urano continua em Touro é fundamental não perdermos a visão mais futurista, que contempla a liberdade tanto de fazermos as coisas à nossa maneira como de podermos ter mais tempo para nós e para o que nos faz bem e nos dá prazer.

No Nodo Sul estará Escorpião, convidando-nos a sair da sombra, a deixar para trás a compulsão, a necessidade de manipular e o medo daquilo que não conseguimos ver ou controlar.

 

Como sempre, e em jeito de conclusão, lembrar que o mapa de cada um será afetado de forma específica por cada um destes trânsitos mas que os grandes convites serão iguais para todos: 

  • comunicar de forma consciente; 
  • iniciar novas jornadas; 
  • agir; 
  • construir; 
  • tolerar; 
  • ajudar; 
  • lutar pela liberdade; 
  • seguir (muito!) mais a nossa intuição; 
  • conectar com a natureza; 
  • explorar a criatividade; 
  • deixar ir o que já não nos serve ;
  • caminhar com uma visão futurista e inovadora em direção à abundância e ao que nos faz bem, todos os dias um pouco mais.

 

Boa caminhada! E Feliz Ano Novo!

 

Carolina Palmeiro
Innerview

 

Neste momento, podes seguir e aprender sobre os principais momentos astrológicos e várias curiosidades do Zodíaco na sua página de Instagram @carolina.innerview.

Pin It on Pinterest