Como organizar um Jantar Vegan e Zero Waste

Depois de partilhar um bocadinho do meu dia de anos nas redes sociais, recebi muitos pedidos para dar as minhas melhores dicas no que toca a organizar um jantar com comida vegana (para amantes de carne) e baseado em alguns conceitos de Zero Waste, tentando ser o mais sustentável possível.

Na verdade, eu quis mesmo usar a minha festa de anos para reunir familiares e amigos e poder mostrar-lhes que qualquer pessoa pode desfrutar de uma festa cozinhada apenas com plantas e decorada sem nenhum, ou muito pouco, desperdício.
Então, aqui estão alguns passos do que fiz para incorporar esses dois conceitos nesta festa, garantindo que todos aproveitassem da melhor forma possível:

 

tips for vegan zero waste party | please consider | joana limao

 

1-2 SEMANAS ANTES:

Envia os convites!

Não, já ninguém precisa de convites em papel (a menos que seja para um casamento, certo?), então esquece e cria um (mais um!) grupo no WhatsApp. Escreve todos os detalhes e informa os teus convidados da tua morada, horário, dress code ou qualquer coisa que eles precisem de fazer ou trazer.
Não te esqueças de os pôe à vontade para deixar o grupo se não puderem comparecer e lembra-te de apagar o grupo depois da festa terminar (e todas as fotografias terem sido partilhadas!)

 

1 SEMANA ANTES:

Decoração | Usa a Natureza!

Quem disse que uma festa tem sempre que ter balões e confettis? Se estás a planear uma festa para crianças, aproveita para lhes explicar o porquê de não usarmos estes materiais, eles vão de certeza entender o que é melhor para a Mãe Natureza 🙂 e ainda se podem divertir a fazer decorações naturais e sem desperdício como bandeirolas de tecido.
Vai até ao parque mais próximo e escolhe ramos bonitos de árvores ou arbustos e vai à tua florista local para comprares algumas flores e outros verdes. Normalmente, os mais baratos são os da temporada, então são os que costumo escolher.
Velas e luzinhas em fio são sempre um sucesso. Se não tens castiçais / porta-velas suficientes, usa o que tiveres em casa, escolhe entre chávenas de café, frascos de vidro ou pratinhos pequenos.
Usa pedaços de papel ou folhas grandes do parque para escrever uma mensagem personalizada ou o nome de cada convidado (isto funciona bem para refeições sentadas), e eles podem depois levar para casa como lembrança.
Se você estiveres a cozinhar com ervas aromáticas, vegetais, frutas, compra a mais e usa-os na tua decoração (consegues imaginar um tema mexicano com alguns pimentos, malaguetas, tomate e coentros na mesa? Ou uma festa de Outono com pequenas abóboras e raminhos de alecrim? ) Depois da festa, basta mantê-los no frigorífico e ir cozinhando durante a semana.

 

Pratos, copos e talheres

Opta pelos por tudo “a sério” e recusa as opções descartáveis.
Vais ver que os teus convidados respeitam muito mais um prato / copo “real” e ficarão com ele durante todo o jantar, em vez de deixarem vários espalhados entre os aperitivos e a sobremesa.
Se não tens em número suficiente para os teus convidados, não te preocupes se não fizerem “pandam”, tenta pedir-lhes para trazerem alguns pratos ou copos extra ou pede gentilmente a um vizinho para te emprestar alguns. Não te esqueças de oferecer uma fatia de bolo quando fores devolver 🙂

 

tips for vegan zero waste party | please consider | joana limao tips for vegan zero waste party | please consider | joana limao

 

Guardanapos de pano

Eu fiz cerca de 50 guardanapos de um tecido de algodão cru de 1 metro quadrado que cortei e tingi com peles de cebola. Acabou por ficar um cor-de-rosa pálido que combina com tudo e que eu uso há já três anos.
Dá um a cada pessoa e certifica-te de deixá-los saber que é o único que eles têm para o resto da noite 🙂

 

Planeia o Menu!

Muitas vezes acabo a escolher um país ao planear os meus menus, já que gosto de cozinhar pratos diferentes e surpreender os meus convidados. Também costumo inspirar-me nos meus livros, em revistas ou blogs favoritos e construir o meu menu a partir daí.
A minha principal preocupação, no entanto, é sempre cozinhar com o que está na estação. Por exemplo, se eu fizer um caril no Inverno, posso acrescentar legumes de raíz e couves, mas, se o cozinhar no Verão, provavelmente vou usar aspargos, courgette ou beringela.
Esta decisão é sempre uma óptima dica para orçamentos reduzidos e a maneira mais deliciosa de aproveitar ao máximo os melhores produtos! Ao escolher os produtos no seu pico, obténs não apenas o melhor sabor, mas também maiores concentrações de nutrientes e vitaminas. WIN WIN!

 

À Base de Plantas

Se escolheste cozinhar à base de plantas para um grupo de “comedores de carne”, eles podem ser exigentes ou esquisitos, por isso lembra-te de cozinhar pratos que lembram as texturas ou sabores que eles conhecem. Ter uma tábua de queijos vegana é uma ideia, usar cogumelos por causa de sua textura carnuda ou cozinhar com paprica fumada, tomilho ou alecrim também são boas opções, pois estes ingredientes são usados na culinária convencional com muita frequência.
Tenta ter, pelo menos, dois pratos ricos em vegetais e um rico em proteínas, como leguminosas. Saladas e acompanhamentos que complementem os outros são sempre uma opção segura.

 

1 DIA ANTES / NO DIA

Faz as Compras

Escolhe os melhores lugares para fazer as tuas compras de acordo com o que precisas e certifica-te de ir a um bom mercado com uma selecção de itens a granel para minimizar os plásticos e produtos embalados.
Eu costumo comprar tudo no meu supermercado orgânico favorito – para produtos frescos e secos a granel, levo sacos de pano de algodão – e o que eles não vendem, vou para uma loja mais especializada.

 

Decora com Amor

Podes tratar das decorações no dia anterior e deixar a mesa pronta, fazer arranjos de flores / verduras, colocar as velas nos seus lugares, etc.
Lembra-te, o simples fica sempre bonito – acima de tudo, tu queres que os eus convidados aproveitem este tempo contigo, não tens que ter tudo perfeito nem como no Pinterest – isto é a vida real e a tua decoração deve sempre reflectir-te e à tua casa !
Usa o que tens e decora com todo o teu coração e isso vai-se notar!

 

 

Cozinha com Intenção

Economiza algum tempo na cozinha, cozinhando com antecedência tudo o que for sopas e estufados (como o meu chilli sin carne, que é ainda melhor no dia seguinte, fá-lo no dia anterior!) e cozinha no dia todos os pratos que precisam de estar mais frescos.
A comida nutre o teu corpo e também a tua energia, portanto, deves estar efectivamente presente quando estás a cozinhar e colocar boas energias e vibrações positivas enquanto cozinhas para os teus entes queridos. Aproveita esse tempo, põe música, dança, saboreia, diverte-te no e com o processo!

 

tips for vegan zero waste party | please consider | joana limao

 

O QUE EU COZINHEI

Este ano, decidi reunir a minha família e os meus amigos em dias diferentes, por isso fiz dois menus que vou partilhar contigo por pura inspiração:

 

DIA 1  |  INSPIRAÇÃO THAI  |  8 pessoas

Caril Verde Tailandês com courgette, brócolos e cogumelos
Arroz de Côco
“Arroz” de Couve-Flor Assada
Gomos de Batata Doce no Forno
Salada de Pepino e Amendoim
Molho de Lima e Iogurte
Extras: coentros picados, amendoins torrados, gomos de lima

Bebidas: Água, vinho tinto

 

tips for vegan zero waste party | please consider | joana limao

DIA 2  |  FIESTA MEXICANA  |  12 pessoas

Chilli sin Carne
Arroz com Cominhos
Tortillas mornas para os Tacos
Fajitas de Portobellos
Céviche de Papaia
Molho Queso Vegan
Pico de Gallo
Guacamole
Totopos Caseiros
Bacon de Côco
Pickles de Cebola Roxa

Bebidas: Água, Kombucha, jarros de Mojito para partilhar, vinho tinto
Eu pedi aos meus amigos para trazerem as suas próprias bebidas e ofereci a kombucha e os mojitos. Funcionou muito bem!

 

Eu espero mesmo que este artigo seja útil e que saias da tua zona de conforto e faças uma festa que reflita os teus valores e crenças!
Partilha o Amor à base de plantas e faz menos impacto, todos os dias!

com amor,
Joana

tips for vegan zero waste party | please consider | joana limao

Pin It on Pinterest