Carpaccio de Beterraba com Funcho

Há legumes mal amados por nós, portugueses.

Nos meus anos como cozinheira, há sempre quem torça o nariz quando apresento beterrabas, funcho, aipo… Quem nunca tenha experimentado pastinacas, ou mesmo dióspiros. Quem fique assustado com flores comestíveis ou ervas aromáticas fora do habitual.
Tudo certo, ninguém nasce ensinado. Mas… Mente aberta, minha gente!
Mente aberta, espírito curioso e vontade de evoluir, ganhar mundo, experimentar coisas novas e aumentar o leque de sabores, texturas, memórias gustativas.

Digo isto mas sei que, principalmente nos últimos anos, os legumes têm vindo a ter um papel cada vez mais principal na história da nossa alimentação – e que bom!!

 

Hoje trago um prato que fiz aqui onde estou esta semana. Na quinta.
Temos uma horta simples, amigos com hortas e vamos trocando o que se vai colhendo e o que se vai fazendo.
Recebemos beterrabas baby, funcho, alho-francês mini, cebolinhas novas, espinafres e alperces. Em troca, a minha tia deu um salmão que defumou com madeira de carvalho e, a acompanhar, um molho à base de limão e flocos de malagueta.

Desde sempre que as conversas com esta tia giram à volta da mesa, as ideias do jantar são faladas ao almoço, passamos horas na cozinha e outras tantas a discutir ingredientes, receitas, histórias, cozinheiros que conhecemos… Ou não se herdasse sempre qualquer coisa das madrinhas.
Venho cá passar uns dias e fico sempre doida com todas as possibilidades, ideias, ingredientes. E, acima de tudo, de inspiração renovada pela simplicidade que traz este contacto com a terra, a Natureza, esta energia criadora e abundante.

 

Enfim, passemos à receita, bem simples e muito muito saborosa.
Ideal para um almoço al fresco, como fizemos, na rua, debaixo de uma grande sombra e acompanhado de um bom vinho branco, fresco e refrescante.

Com esta técnica, as beterrabas ficam doces, o sabor a terra perde-se um pouco e cozem no seu próprio vapor. Adoro.
O contraste com este pesto de funcho é perfeito.
Quanto ao bolbo do funcho, podes espreitar esta receita em que o uso bem fresco e crocante:
Salada Fresca de Alperces, Funcho e Pepino

 

 

Carpaccio de Beterraba com Funcho

serve 4 pessoas

 

Ingredientes:
8 beterrabas baby, ou 3-4 médias
Rama de 2 funchos, ou 1 molho de aneto
1/4 cháv. amêndoas
1/4 cháv. azeite
Sumo e raspa de 1 limão
1 c.chá sal marinho
Pimenta preta do moinho, a gosto
Água a gosto, se necessário

Método:
1. Pré-aquece o forno a 200ºc.
2. Embrulha as beterrabas, individualmente, em papel de alumínio. Leva ao forno por 30-40min. Retira, abre e deixa arrefecer.
3. Enquanto as beterrabas assam, coloca todos os outros ingredientes num processador de alimentos, e faz um pesto grosseiro. Vai provando, e ajusta o sal e o limão ao teu gosto pessoal. Deve ficar ligeiramente ácido e apurado.
4. Pela as beterrabas assadas e fatia-as bem fitinhas, dispondo-as num prato bonito.
5. Coloca colheradas do pesto (e põe o restante numa taça, para se servirem como extra!) e salpica com cebolinho, caso queiras. Está pronto a servir.

 

Com amor,
Joana

Pin It on Pinterest