Batatinhas Assadas com creme de Mostarda, Cebolinho e Romã

Se me perguntarem qual o meu acompanhamento preferido, aquele que poderia comer todos os dias, a resposta é-me muito fácil… Batatas!

Batatas cozidas, assadas, em puré, em tortilhas, gratinados, em saladas frias, e fritas claro. Acho que adoro mesmo de todas as formas.
Principalmente nos meses mais frios, fazem parte de muitos pratos aconchegantes, entram em qualquer mesa de Natal ou Acção de Graças e, pessoalmente, não as dispenso.

A receita que trago hoje, de batatas hasselback, fi-la pela primeira vez há muitos anos, quando descobri esta técnica de transformar as batatas em verdadeiros acordeões.
Estes cortes que fazemos trazem-nos duas vantagens: (1) as fatias absorvem muito melhor o tempero e (2) dão-nos mais superfície descoberta, ou seja, será maior a área da batata que ficará dourada e crocante, temperada na perfeição.
E, claro, a terceira vantagem: fazem qualquer mesa ainda mais bonita!

Pessoalmente, gosto de fazer o passo extra de cozer primeiro as batatas, e incluo-o na receita. Se quiseres saltar este passo podes fazê-lo, assando as batatas com todos os temperos, mas não ficarão tão fofas e cremosas por dentro (o que não é grave, mas para mim faz diferença).

O molho que sugiro para acompanhar, lembra aqueles cremes espessos à base de natas, mas inspirado totalmente no mundo maravilhoso das plantas: o ingrediente principal são as sementes de girassol. Podem ser substituídas por cajus ou sementes de cânhamo. Criando uma base cremosa com as sementes e a água, o céu é o limite e podes temperar como mais gostares. Eu confio na combinação clássica de mostarda Dijon e limão.

Vamos ao passo a passo:

 

batatas hasselback | please consider | joana limao batatas hasselback | please consider | joana limao

 

Batatinhas Assadas (Hasselback) com creme de Mostarda, Cebolinho e Romã

serve 4 pessoas

 

Ingredientes:
1 kg batatinhas novas
2 folhas de louro
1 haste de alecrim
1 dente de alho, esmagado
1 c.sopa sal marinho
2 c.sopa azeite
1 c.chá alho em pó
1 pitada sal marinho

100 gr sementes girassol cruas
100 gr água
1 c.chá cheia de mostarda de Dijon
50 gr sumo de limão (1 limão pequeno ou meio grande)
1 c.chá rasa de sal marinho

1 c.sopa cebolinho picado
1 c.sopa bagos de romã

 

Método:
1. Lavar as batatas e cortar cada uma, entre dois pauzinhos (os de sushi são óptimos), em fatias finas, para formar uma espécie de acordeão, e sem nunca chegar a cortar até ao fundo. Colocá-las numa panela com água.
2. Pré-aquecer o forno a 200ºc.
3. Ligar o lume, adicionar à panela o louro, o alecrim, o alho e o sal. Deixar levantar fervura e cozer as batatas durante 5 minutos bem contados. Escorrer.
4. Colocar as batatinhas pré-cozidas num tabuleiro de forno, temperar com azeite, alho em pó e uma pitada generosa de sal marinho e levar a assar durante 15-20 minutos ou até douradas.
5. Entretanto, preparar o molho, triturando todos os ingredientes muito bem até formar um creme muito homogéneo. Provar e rectificar temperos, ajustando ao gosto pessoal.
6. Servir as batatinhas numa cama de molho e salpicar com cebolinho e bagos de romã. Colocar molho extra numa tacinha bonita e está pronto a servir!

 

batatas hasselback | please consider | joana limao

Com amor,
Joana

Pin It on Pinterest