Banana Caramelizada com Chocolate, Avelã e Granola

Adoro adoro fruta em qualquer altura do ano, no entanto, nos meses mais frios, muitas vezes tenho vontade de algo mais quentinho e aconchegante.

Por isso criei as papas (sem aveia) de dióspiro, o crumble de maçã, a tosta de uvas assadas...

E agora esta receita que partilho hoje contigo!
Uma deliciosa banana caramelizada com os toppings mais gulosos! É o lanche ou sobremesa que fica sempre bem!

 

O resultado final é mesmo reconfortante, com a banana ainda morna e mais docinha, a riqueza da manteiga de avelãs, o chocolate que derrete facilmente, ligando todos os sabores, e o crocante maravilhoso da granola para equilibrar tudo.
Adoro!

 

Já faço variações desta ideia há alguns anos e, seja na frigideira seja no forno (ensino os dois métodos na receita, mais abaixo), não dá muito trabalho e fica sempre super saboroso!
Podes perfeitamente ir alternando os toppings, variando as manteigas, omitindo o chocolate, adicionando especiarias, outras sementes ou frutos secos.
Também fica muito bom com um bocadinho de fruta fresca, eu gosto especialmente de adicionar framboesas ou mirtilos.

 

banana caramelizada | please consider | joana limão

 

É mesmo muito simples, basta seguires os passos que aqui vou deixar:

Banana Caramelizada com Chocolate, Avelã e Granola

serve 1 pessoa

 

Ingredientes:
1 banana média (gosto de usar banana da Madeira que é mais firme)
1 c.sopa açúcar de côco
25 gr chocolate preto partido em pedacinhos
1 c.sopa manteiga de avelãs
2 c.sopa granola (usei a minha granola revolucionária)

 

Método:
1. Começa por cortar a banana longitudinalmente (ao comprido, sem descascar) e faz pequenos cortes superficiais nas faces cortadas, primeiro numa direcção e depois na direcção oposta, para criar uma espécie de grelha cruzada.
2. Aquece uma boa frigideira anti-aderente ou de ferro fundido e adiciona as duas metades da banana, com os cortes virados para baixo. Com o lume médio-alto, deixa que as bananas comecem a ganhar cor e o aroma comece a dispersar, cerca de 5 minutos.
3. Quando a banana começar a dourar, deves conseguir, com uma espátula, virar as metades para cima. Deixa cozinhar 1-2 minutos e polvilha açúcar de côco nas faces cortadas. Vira mais uma vez e deixa o açúcar caramelizar, cerca de 2 minutos, dependendo da temperatura e qualidade da frigideira.
4. Assim que a banana esteja caramelizada, passa para um prato e sê generoso com os toppings! Primeiro o chocolate, que vai derreter rapidamente, depois a manteiga de avelãs e finalmente a granola para dar o toque crocante que faltava 🙂
5. Fica pronto a devorar! Atenção que, nesta receita, as cascas não são comestíveis e apenas servem para impedir a banana de amolecer demasiado.

No forno: Podes fazer uma versão no forno, embora não seja necessário ligar o forno “só” para isto. Fazer o corte longitudinal na banana sem chegar ao outro lado, rechear a abertura com o açúcar de côco, embrulhar em papel de prata e levar ao forno até bem assado. Retirar e terminar com os toppings!

 

Com amor,
Joana

Pin It on Pinterest