Assado Vegan de Domingo

Na cozinha vegan vê-se muitas receitas que tentam replicar os produtos animais bem como, na cozinha natural, versões de tudo o que “faz mal” em versões boas para a saúde… Vemos carne sem carne, peixe sem peixe, até arroz sem arroz, ou massa sem massa.
Entendo que isto acontece, principalmente, para períodos de transição alimentar, em que nos estamos a habituar a uma dieta ou estilo de vida diferente.
No entanto, uma das razões que mais me entusiasma em ser chef natural é o facto de poder tirar total partido dos ingredientes verdadeiros, integrais.

Anima-me usar uma simples cenoura e alterar-lhe a textura e o sabor de forma a fazer lembrar salmão fumado. Alegra-me juntar alguns ingredientes para, depois de picados e assados, ter uma versão de rolo bem carnudo e saboroso, completamente à base de plantas.
Percebem onde quero chegar?
Munir-me de vegetais, fruta, sementes, especiarias e outros temperos – comida de verdade!! – para deliciar paladares sem prejudicar o planeta (através de mortes desnecessárias ou desequilíbrios ambientais) e ainda contribuir para a nossa saúde.

Exactamente com isto em mente, quero partilhar hoje esta receita para um Assado Vegan de Domingo.

 

assado vegan de domingo | please consider | joana limao

 

Este fim-de-semana celebra-se a Páscoa e em muitas mesas vamos ver exagero, fartura, abundância.
Produtos animais, gorduras menos interessantes e açúcares em demasia. É o normal nos tempos de festa.
Algo que ainda me custa entender, na verdade, mas do qual ainda faço parte por questões sentimentais, emocionais, familiares. Não entendo porque é que, especialmente em dias de celebração da Vida, comemos produtos que nos trazem doença… Ainda temos todo um caminho por percorrer, e nele me incluo 🙂

Nos últimos tempos tenho tentado trazer, também para a minha mesa, opções mais amigas da saúde (nossa e do planeta) e, por isso, trago esta receita bem saborosa.

Para muitos, o cabrito assado é tradição. Partido em pedaços, muito bem marinado e assado até desfiar, acompanhado de batatinhas assadas e regado com muito molho. Na minha família sempre foi assim.

Este ano criei esta receita completamente vegetal e já comecei a reunir admiradores.
O ingrediente estrela de hoje é a jaca – uma fruta que vem de longe e que é bastante doce quando madura mas –  que, quando ainda verde, tem um sabor bastante neutro que se presta mesmo bem a uma saborosa marinada. Absorve os sabores todos e desfia na perfeição.

Os temperos aqui são muito tradicionais: apenas substituí o típico vinho branco por vinho tinto, para conferir uma camada de sabor mais forte e “carnuda”. De resto, muito alho, louro, colorau e pouco mais!
Assei com batatinhas e cenouras e acompanhei ainda com funcho estufado e salada de couve, mas podem incluir outros vegetais ou optar apenas pela batata.

Este é daqueles pratos que apenas temos de deixar a marinar, adicionar uns veggies e levar ao forno. Já está! Super prático para qualquer altura do ano, seja fim-de-semana ou dias de trabalho.

Vamos então à receita?
É pensada para uma refeição generosa para duas pessoas, mas podes adaptar e aumentar as quantidades se forem mais aí em casa.

 

assado vegan de domingo | please consider | joana limao

 

Assado Vegan de Domingo

serve generosamente 2 pessoas

 

Ingredientes:
270gr jaca verde escorrida
(marinada:)
1/2 c.sopa pimentão doce / colorau
1/2 c.chá paprika fumada
1 c.chá salsa seca
1 c.chá alho em pó
2 dentes alho esmagados, sem casca
1 c.chá sal marinho
Pimenta preta do moinho, a gosto
1 pitada noz moscada ralada
3 folhas de louro
3 c.sopa azeite
1/2 chávena vinho tinto (de boa qualidade)

6 cenouras pequenas, descascadas, em tiras
12 batatinhas para assar, com casca, em metades
1/2 molho de tomilho
1 c.chá sal marinho
1/2 chávena água

 

assado vegan de domingo | please consider | joana limao assado vegan de domingo | please consider | joana limao

 

Método:
1. Desfiar ligeiramente a jaca escorrida e colocar num prato fundo ou assadeira. Adicionar todos os ingredientes da marinada, envolver e reservar para temperar e ganhar sabor. Idealmente durante a noite ou, no mínimo, duas a três horas.
2. Pré-aquecer o forno a 180ºc. Arranjar as cenouras e as batatinhas.
3. Adicionar os restantes ingredientes à assadeira, envolver e levar ao forno durante aprox. 40 minutos ou até os vegetais estarem bem assados.
4. Durante a cozedura, gosto de ir abrindo o forno e mexendo, para que todos os ingredientes toquem o molho. Faço-o cerca de três vezes.
5. Fica pronto a servir. Eu gosto de o colocar num prato mais bonitinho e salpicar com tomilho fresco.

Acompanhei com funcho assado e salada de couve branca massajada. Acho que fica bem acompanhar com vegetais mais frescos ou até mesmo com uma boa salada!

 

Com amor,
Joana

 

assado vegan de domingo | please consider | joana limao

Pin It on Pinterest